PROGRUDA - Programa Transtornos Afetivos

Em 27 anos de atuação (1983-2010) o GRUDA consagrou-se como referência nacional e serviu de modelo para a criação de unidades especializadas em pacientes com Transtornos do Humor e, particularmente, daquelas direcionadas à pesquisa em Transtorno Bipolar.

O Grupo de Estudos de Doenças Afetivas, sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, oferece uma abordagem interdisciplinar no diagnóstico, tratamento e na pesquisa dos Transtornos do Humor, incluindo médicos psiquiatras e outros profissionais de saúde ligados à saúde mental.

Possui um ambulatório assistencial para pacientes de alta complexidade portadores de depressão ou transtorno bipolar que recebe clientes de difícil tratamento e controle vindo de várias regiões do país. Possui também um ambulatório de pesquisa em psicofarmacologia e clínica dos Transtornos do Humor onde são pesquisadas as doenças do humor e novas formas de tratamento em protocolos específicos.
Promove a educação do paciente e seus familiares sobre a natureza da doença e seu tratamento através de orientação médica e psicológica (relação médico-paciente), de encontros psico educacionais e de material impresso.

Coordenação:
Dr. Ricardo Alberto Moreno

Mais informações: www.progruda.com

CEAPESQ - Centro de Apoio a Pesquisa
do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP

Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - 3º andar
05403-010 - São Paulo - SP - Brasil
+ 55 11 3062-3564 - ceapesq.ipq@hc.fm.usp.br